A liberdade tem limites?
Até onde vai o humor? Vale criticar a religião alheia? E fazer piadas explicitamente racistas ou homofóbicas? Tais questionamentos são cada vez mais frequentes na sociedade contemporânea(,) trazendo à tona debates e especulações que comprovam a necessidade de discutir sobre os limites da liberdade de expressão.
Tendemos a enxergar o humor como meio de descontração e até mesmo como algo insignificante. Porém ele desempenha muitas funções sociais, algumas delas muito importantes, como alegrar uma pessoa, (;) outras não tão visíveis, como o simples ato de sorrir. Desse modo, o tom de brincadeira nos permite comunicar de maneira amigável uma informação que de outra maneira seria considerada hostil.
Porém, atualmente(,) o quadro humorístico mudou radicalmente. Isso se dá ao fato de que a sensação de sermos protegidos pelo direito à liberdade de expressão nos leva a acreditar que não há consequências de se expressar da maneira desejada. Diante disso, o humor tem sido utilizado por muitos cartunistas e humoristas como meio de provocações e hostilizações. Consequentemente os efeitos são devastadores, uma vez que a integridade física e moral são o principal alvo das críticas.
Portanto, é imprescindível que se reflita sobre o que se vai expressar ou publicar tomando o cuidado de não agredir moral ou fisicamente o próximo. Além disso, as empresas jornalísticas devem selecionar rigorosamente aqueles que ali pretendem trabalhar por meio de avaliações orais e escritas, eliminando todo e qualquer candidato com vestígios de humor negro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto a argumentação ficou superficial, faltou um pouco mais de crítica e embasamento nos argumentos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |