Com o ataque terrorista aos cartunistas do semanário Charlie Hebdo, em Paris, veio à tona o assunto liberdade de expressão. Porquanto, os jornalistas faziam uso de charges satíricas para retratar a religião islâmica e o profeta Maomé, o que gerou revoltas e protestos violentos em vários países árabes.
Os chargistas foram ameaçados diversas vezes, mas continuaram publicando as referidas charges normalmente, alegando que simplesmente estavam fazendo os seus respectivos trabalhos como profissionais de imprensa e que não podiam ter os seus direitos censurados. Entretanto, não quiseram admitir que tais edições extrapolavam as suas funções de transmitir notícias de maneira imparcial. Algo que deveria ser punido judicialmente, e não da maneira covarde que foi.
Essa barbárie aconteceu justamente na frança França, que é o berço da liberdade de expressão, a qual surgiu na Revolução Francesa, cujos lemas eram a liberdade, igualdade e fraternidade. Obviamente que nada justifica a ação dos criminosos, mas a brutalidade poderia ter sido evitada se os chargistas tivessem feito os seus respectivos trabalhos sem ofenderem nenhuma classe de pessoa. A mídia em geral possui um papel importante perante a sociedade, pois as suas publicações podem influenciar multidões.
Destarte, o direito de uma pessoa vai até onde começa o direito de outra. Tem limites pra tudo. O fato da imprensa gozar de liberdade de expressão, não significa que ela pode ofender quaisquer pessoas ou classes.
Comentários do corretor
Atenção ao uso adequado de letras maiúsculas e minúsculas e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |