De liberdade á a terrorismo
Varias Vários telejornais divulgaram em janeiro sobre a ação de um grupo de terroristas islâmicos que assassinaram e feriram várias pessoas num jornal satírico em Paris, causando pânico na população, (.) o motivo seriam pelas as publicações sobre Maomé nas charges, então (os terroristas) se vingaram.
Esse tema teve uma grande repercussão em todo mundo(,) sobre a liberdade de expressão, pena que muitos não saibam o que é realmente. Liberdade de expressão é defender algo, expor idéias e lutar pelos ideais, sem insultar e causar perigo à sociedade.
A sociedade não precisa concordar, mas respeitar a cultura, a religião e a crença de cada um, (.) todos nós temos o direito de escolher e optar por algo mesmo que não agrade as pessoas. Por causa de falta de ética(,) expôs** a população colocando suas vidas em risco, sabendo que os islâmicos*** são terroristas. Mas atualmente parece que não existem regras, pois as pessoas fazem o que querem sem pensar nas consequências, uma pequena coisa virou uma bola de neve, será que deveríamos falar tudo o que pensamos?
Portanto, a sociedade deve (ser) cautelosa (ao) expor suas idéias e seus pensamentos, analisar os fatos sem provocar e insultar as condutas de outros povos que possuam hábitos que não conheçemos conhecemos, (.) somos todos diferentes(,) cada um possui sua personalidade e etc.
Tudo deve ter limites, lembrando que ação gera reação.
Comentários do corretor
* De liberdade a terrorismo
** Quem expôs?
*** Cuidado! Não se pode generalizar e afirmar que islâmicos são terroristas. Alguns radicais islâmicos o são, mas há centenas de milhares de pessoas que professam a fé islâmica pacificamente.
Atenção à acentuação, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva. No entanto, há incoerências e a argumentação não se desenvolveu de forma crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |