PUBLICIDADE
É de conhecimento de todos que a liberdade de expressão significa demonstrar opiniões, ideias e pensamentos livremente. Em nosso país, ela nos é garantida constitucionalmente, no entanto, existem situações em que tais manifestações acabam sendo mal vistas pela sociedade.
Sendo assim, observamos uma situação contraditória(,) entretanto incontestável: a necessidade de ser livre e a dificuldade de executa-la de maneira, se não absoluta, ao menos satisfatória.
Há quem diga que se possuímos vontade de realizar alguma atividade, devemos concretiza-la imediatamente, mas e se esse desejo é roubar ou mesmo matar?... Em qual momento expressar-se é saudável?
A externação dos pensamentos deve ocorrer no instante em que houver o intuito de lutar por causas justas, como exemplo, está o direito do voto feminino, conquistado no século XIX, através de protestos.
Por fim, devemos lembrar que a liberdade possui sim, limites e regras, não há como obtê-la absolutamente, pois para isso ocorrer se faz necessário renunciar a qualquer tipo de escolha, significando acabar sem nada.
Comentários do corretor
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, porém a discussão ficou superficial. Importantes elementos da coletânea não foram bem explorados e os argumentos poderiam ter sido melhor desenvolvidos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |