O artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos de 1948 garante a liberdade de ideias e informações, bem como sua veiculação por qualquer meio independente de fronteiras. Contudo,** no contexto teórico é plenamente aplicável, mas no contexto real é preciso uma reflexão sobre as implicações que a liberdade de pensamento podem trazer ao meio social, uma vez que, a liberdade de um pode ser a privação do outro.
O ataque ao jornal Charlie Hebdo é um exemplo de intolerância, porém a irreverência das publicações também pode ser classificada como tal. Pois, uma simples provocação demonstra uma indisposição em aceitar a diferença do outro. O livre pensamento pode ser uma arma(,) e, o uso de armas requer cuidado ao manuseá-las e responsabilidade de quem as têm. Logo, a liberdade de expressão não pode ser usada como meio de discriminação ou desrespeito às crenças alheias ou opiniões diferentes.
As sociedades atuais, em sua maioria e por consequência da globalização, são multiculturais. As diferenças sociais, econômicas, étnicas e religiosas impõem uma responsabilidade coletiva e individual de tolerância e respeito às diferenças. E a tolerância é indispensável para a convivência pacífica de pessoas, grupos ou instituições tão diversas.
O respeito acompanha o direito de igualdade e de liberdade que todo homem tem e não diminui a liberdade de ninguém. Assim, a solução que abrace abraça as diferenças individuais é uma sociedade alicerçada no respeito mútuo, sentimento fundamental para a existência da democracia.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** É redundante usar na mesma frase os termos "contudo" e "mas", já que ambos têm o mesmo valor semântico.
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma crítica, bem desenvolvida e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |