Recentemente tivemos uma grande repercussão nas mídias internacionais sobre os atentados na França ao jornal Charlie Hebdo. (,) Levantando questões como liberdade, limites e valores. Afinal, deve haver limites para a liberdade de expressão? A imprensa tem como finalidade informar e entreter a sociedade.
Quando imaginamos algo como uma lei, uma tarefa em casa ou uma norma no trabalho. (,) Sabemos, até mesmo inconscientemente, que ao não respeitá-las seremos penalizados de alguma maneira. O que nos impede de sair e fazer coisas más ou tudo o que nos der vontade? São os limites que nos são ensinados desde crianças em casa, na escola e na sociedade. Neste ponto respondemos parte de nossa expressão. Liberdade para fazer o que se quer. Também encontramos esse limite inconsciente e normativo imposto por uma sociedade organizada, (.)
Portanto. (,) Sim, seria a resposta mais plausível, (.) Se a nós são impostos tantos limites(,) por que à a impressa imprensa pode esfiar-se esquivar-se deles transpassando a liberdade dó do próximo com a desculpa de nós nos informarmos e nos entreter. (?) E esse limiar deve ser respeitado para que a malha invisível da sociedade seja preservada. Quando esse limite não é respeitado temos desordem e caos em nossas cidades e nossas vidas cotidiaas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à divisão coerente dos parágrafos e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar no assunto discutido e sem explorar as diversas possibilidades da coletânea.
Continue exercitando sua escrita e seu senso crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |