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Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 16/02/2015

Status:

Corrigida
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O recente atentado de terroristas islâmicos em Paris, ao jornal "Charlie Hebdo", que costumavam publicar caricaturas do profeta Maomé, trouxe a à tona uma a questão: Deve-se ou não limitar a liberdade de expressão? A resposta é não, a solução não é censurar e sim, aprender a tolerar.


Primeiramente, é importante frisar que liberdade de se expressar é um suporte vital para a manutenção de uma sociedade democrática. Ela dar aos cidadãos o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. Porém, essa liberdade não é absoluta, isto é, todos indivíduos falam o que querem, mas terão de arcar com as consequências de suas falas. Observa-se, a partir disso, que já existem condições pré-estabelecidas a essa liberdade, sob risco (de) punição ao emissor da fala caso a justiça o considere culpado. Nesse ínterim, impor limites sistemáticos e específicos seria muito mais uma forma de censura que controle.


Na esteira desse raciocínio, uma tolerância maior por parte das pessoas seria a melhor saída desse problema. Segundo Voltarie Voltaire, podemos não concordar com nenhuma palavra que outrém disser, mas devemos defender até a morte o direito deles de dizer-las dizê-las. É preciso ser mais tolerante e entender que a liberdade que qualquer um tem de falar o que quer é a mesma que dar ao indignado - os que se sentiram ofendidos -, o direito de protestar e defender seu ideal sem o uso de violência, embora nem sempre seja assim.


Fica nítido, portanto, que precisamos acabar com o velho clichê de que a liberdade de cada um termina quando chega na liberdade do outro. Para isso, precisamos ser educados tanto em ambiente familiar como no escolar. Temos de aprender, desde cedo, (a) tolerar as coisas, mesmo aquelas que não concordamos, além disso, é essencial aprender (a) sempre agir conforme as leis. Talvez assim, viveríamos em um mundo menos violento, com mais pessoas conscientes e sem nenhuma censura.
 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à coesão.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar um pouco mais o senso crítico sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente