O direito à liberdade de expressão garante a qualquer indivíduo a possibilidade de se manifestar, de buscar e receber informações e idéias de todos os tipos, independentemente da intervenção de terceiros. Poderíamos dizer que o Brasil é um país onde reina a livre expressão, se não houvesse a censura. E quando se coloca limites, acaba a liberdade.
Como dizia o filósofo inglês Herbert Spencer "A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro", ou seja, a pessoa tem liberdade de fazer o que quiser da própria vida e até opniar opinar na vida do outro indivíduo, desde que tenha o respeito.
No começo de janeiro desse ano, tivemos a infeliz notícia de que uma revista satírica francesa, Charlie Hebdo, sofreu um atentado devastador com armas automáticas. Provocando a morte de 12 pessoas, foi considerado o maior atentado contra a imprensa livre desde a II Guerra Mundial na Europa. Essa revista, era alvo constante de ameças por uma série de charges de Maomé, que indignaram o mundo islâmico. Fica evidente, que nada justifica esse ataque terrorista. Porém, ele poderia ter sido evitado. Esse excesso de liberdade de expressão, como o da revista, poderia ser punido na forma de processos judiciais.
Discordar de algo é normal e é um direito de todos. Mas colocar-se ao ponto de julgar e com isso desrepeitar alguém ou sua religião de qualquer maneira possível, não é normal. Portanto, deve haver limites sim, para a liberdade de expressão. E isso não quer dizer que a pessoa vai ficar privada de expor o que pensa, mas se dizer disser algo que possa intervir de uma maneira abusiva na vida do outro, ela tem que ter consciência que pode sofrer consequências judiciais. Tudo na vida deve haver ter um limite. O nosso dever como cidadãos é combater qualquer tipo de desrepeito, para podermos convivermos de modo mais educado e respeitoso possível dentro de uma sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à flexão verbal.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |