Um acontecimento chocou o mundo no início desse ano de 2015. O ataque, considerado terrorista, ao jornal satírico Charlie Hebdo, ataque este provocado por sobre(??) o profeta Maomé, considerado sagrado para os islâmicos. A repercussão dessa notícia bombeou a imprensa por semanas e um questionamento veio a à tona, (:) deve haver limites para a liberdade de expressão? É certo que a vida como um todo(,) se não for regrada com limites(,) vira uma tremenda desordem, principalmente num mundo tão diversificado.
É preciso considerar, antes de tudo, que existem vários tipos de liberdade, a que já nasce com o homem, a de expressão, a religiosa, entre outras. E todas estas devem se respeitar e demonstrar limites uma para com a outra, não diminuindo seus valores na sociedade ou insultando. Logo após o atentado o Papa Francisco se pronunciou a respeito com uma frase marcante “a liberdade não dá direito de ofender” e também repudiou a atitude islâmica, dos que afirmam matar em nome de deus.
Não é novidade como os islâmicos agem quando se sentem ofendidos. A violência extrema é marca registrada dos adeptos dessa religião.* O que já deveria ser motivo de precaução para os diretores e cartunistas, no entanto isso não quer dizer que haja um regresso de nenhuma liberdade, que por muito tempo foi o grande desejo do homem, pelo contrário, e é necessária sua evolução a cada dia.
Portanto, resta apenas ter consciência de que nenhuma liberdade é maior ou melhor que as outras e espera-se delas no mínimo respeito e tolerância, assim e só assim, fatos trágicos como o já mencionado deixará deixarão de ocorrer. Porém com tudo isso vem uma lição importante, seja na vida pessoal, profissional ou religiosa, sem uma dose de limites e respeito nada funcionará bem.
Comentários do corretor
* Não generalize. Ao taxar todos os islâmicos de violentos, você incorre em uma visão preconceituosa e sua argumentação deixa de ser coerente.
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à acentuação, à concordância de número (singular e plural) e à coerência e coesão das ideias.
O texto aborda o tema proposto, porém é preciso ter mais cuidado com a coerência dos argumentos empregados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |