É válido que todos possuem o direito de expressar sua opinião sobre o assunto que for, porém seria adequado ofender também enquanto manifesta o ponto de vista? Sendo assim, o bullying seria bem visto e praticado ainda mais por toda a sociedade, não existindo campanha a fim de erradicá-lo. Para tudo existe um limite, e não seria diferente na hora de se expressar.
É comum notarmos um “humor negro” em diversas piadas e charges ofendendo classes ou uma pessoa em particular. Alguns jornais apresentam uma sessão onde colocam uma piada do dia, e é recorrente piadas sobre homossexuais como se isso não fosse ofendê-los. Já é tão rotineiro que ninguém se questiona sobre essa tentativa de se expressar levando um enorme preconceito por entrelinhas. É preciso lembrar que fazer humor e ofender são duas coisas bem diferentes que possibilitam espalhar uma ideia.
Com essas tentativas ofensivas de piadas que, aqueles que forem alvo recorrente, podem ser afetados psicologicamente e socialmente. Ambos os fatores andam juntos quando a pessoa ofendida já passa a sofrer olhares discriminatórios em ambientes públicos. Isso afeta seu psicológico e pode gerar distúrbios graves, como a depressão que pode levar o indivíduo a morte.
Limites existem, portanto, em qualquer meio de expressão e é preciso evidenciá-los para que sejam respeitados, para que ninguém se sinta ofendido com opiniões e, principalmente, para que não seja banalizado a ponto de virar piada. Por isso, quando casos extremos acontecerem, uma justiça eficaz se faz necessária para deixar claro que o limite foi ultrapassado. Meios de comunicação, como a TV e os jornais, precisam medir suas piadas, e os colégios em parceria com os familiares, incentivarem devem incentivar o respeito para assim ser possível dizer o que pensa dignamente e sem ofensas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à manutenção da unidade no emprego de tempos verbais e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida. No entanto é recomendável explorar melhor os elementos da coletânea para ilustrar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |