Ataques, terrorismo, satírico francês, Charlie Hebdo, limites, liberdade de expressão... São termos de manchetes atuais que estão circulando pelo mundo. Liberdade de expressão é poder se expressar sem que haja restrições, é poder se manifestar, demonstrar sentimentos, de maneira geral, é poder se identificar. Porém, cada povo possui a sua identidade cultural e religiosa, cada povo se expressar em diferentes formas. Impor limites é restringir tal poder. Dessa forma, não deve haver limites para a liberdade de expressão.
Limites contrariam a ideia de liberdade, contrariam a maior conquista de valor universal. A restrição seria um retrocesso na história da humanidade, voltando a uma época de aceitação e submissão. O direito a à liberdade faz parte da evolução e não dever regredir.
Entretanto, liberdade não dá o direito de ofender. A liberdade de cada um deve ir até o momento em que interfere na do outro. Ofender a figura líder do Islã, Maomé, através de sátiras, é ofender a religião, a cultura, a identidade de um povo... Sendo assim, é interferir na liberdade do outro. Por isso, cultura e religião não se discutem. A crítica dessas implicou o ataque de sete de janeiro, em Paris, ao satírico francês, Charlie Hebdo.
Porém, a violência dos dois homens que invadiram a sede da redação, em hipótese alguma é uma solução, uma vez que a morte impede que o sujeito aprenda, evolua e mude. Segundo John Donne: “A morte de cada homem diminui-me, pois faço parte da humanidade”. E a humanidade faz parte da imensa diversidade. Respeitar também é ser livre.
Portanto, pode-se concluir que não deve haver limites para a liberdade de expressão, uma vez que essa é a maior conquista de valor universal, limitá-la significaria limitar a identidade de cada povo. Porém, a liberdade de cada um não deve interferir na do outro, é preciso respeitar a diversidade para permanecer livre.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e ao emprego de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, além de explorar bem os elementos da coletânea. No entanto, a argumentação ficou um pouco contraditória, pois afirma-se que a liberdadede expressão não deve ser limitada, mas depois defende-se que ela não ultrapasse a liberdade do outro, e esse não ultrapassar é uma forma de limitar. Desenvolva melhor este ponto da argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |