~~Tema: Deve haver limites para a Liberdade de Expressão?
A liberdade de expressão é um direito básico obtido previsto na Contituição Federal de 1988, é um dos pilares que mistificam uma convivência igualitária entre as pessoas. Muitas manifestações já ocorreram em seu nome, muitos morreram tentando conquistá-la; não existe um certo nível para medir até onde a libedade de expressão vai, cabe somente acreditar que direitos trazem grandes responsabilidades.
No dia 07 de janeiro, houve uma atentado na sede de uma revista francesa, várias pessoas morreram, o motivo do ataque foi (a publicação de) charges irônicas pejorativas, publicadas em certas edições da revista com terroristas associados ao religião Islã. O ataque foi visto mundialmente como uma ação contra a liberdade de expressão; mas existe um porém; neste caso houve também a intolerância religiosa cometida pela revista, que ofendia também outras religiões, (.) a liberdade garante direitos, mas não é sinônimo de desrespeito.
É evidente que atitudes mal pensadas desencadeiam uma série de danos, muitos em nome da liberdade disseminam informações que causam mais estereótipos e ruptura da sociedade, desrespeito; expressão é buscar dar voz aos inocentes, alcançar justiça, demonstrar sentimentos e emoções de um povo; muitos movimentos representaram isso, tornando possível à (a) conquista de um direito sem ferir outro.
Diversos movimentos ocorrem em todo mundo pela liberdade de expressão, todos querem opinar livremente, efetivar direitos, assim como é um benefício para a sociedade pode também adquirir caráter negativo, sendo um reflexo de uma sociedade preconceituosa e intolerante, (.) estamos à mercê do senso de cada um para que reflitam e ajam assim como diz o ditado popular; o direito de cada um termina quando o do outro começa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao uso da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |