Desde tempos remotos, como na ditadura, que a liberdade de expressão atuava sobre total repressão. Atualmente esse termo ganhou novos veículos para sua abordagem e em consequência tornou-se bastante banal expressar-se de forma ativa na publicação de textos em tom, seja preconceituoso ou de caráter irônico, que de certo modo pode causar constrangimento em um determinado grupo. Como incluir na liberdade o respeito?
Em primeiro lugar, é preciso analisar as causas desse problema. Vive-se em uma sociedade que pelo modo cultural atuam nos veículos de informação sem qualquer noção de respeito ao próximo, ou seja, tudo o que se pensa é refletido nas redes sociais e vem se tornando uma causa para certos tipos de violência contra o redator da mensagem. Exemplos claros disso estão no próprio atentado cometido aos 12 chargistas do jornal “Charlie Hebdo” e a agressão à jornalista Yoani Sánchez que publica artigos críticos sobre a situação social de Cuba. O problema, porém, não está em se expressar e sim em como se expressar.
Diante disso o respeito perdeu total controle na questão do modo como os chargistas abordaram a figura de Maomé. Foram uma gama de opiniões contras e a favor e muitas ofensas. É nesse cenário que se torna impossível não perceber que a liberdade de opinião, nos dias de hoje, se tornou uma arma.
Em suma, a sociedade vive um tempo de se atirar opiniões no próximo sem medir seus efeitos. É importante que haja uma educação para os jovens e adultos na forma de se expressar, com apoio de ONGs, promovendo palestras, discussões e projetos para a utilização da consciência na hora de expor textos. Além disso, a mídia pode ajudar na abordagem desse tema em propagandas, filmes e novelas. Nas redes sociais, esse tema poderia ser adotado em campanhas publicitárias.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e ao uso de letras maiúsculas e minúsculas.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |