Tanto Rousseau quanto John Locke, afirmaram que era dever do Estado garantir os direitos e a liberdade dos cidadãos. Sendo assim, a autonomia expressiva deve ser plena e irrestrita. Censurar, pois, essa prática(,) enfraquece o comando de uma sociedade democrática e ascende a liderança de um regime ditatorial.
“Eu sou Charlie Hebdo”. Essa frase faz parte das reações populares que ganharam as ruas na tentativa tanto de se pronunciarem contra o massacre do jornal satírico francês, Charlie Hebdo, quanto no fundamento de protestarem o direito inalienável de expressão. Dessa forma, como prevê a Constituição Cidadã, a liberdade expressiva é uma garantia crucial e intransferível para a existência de uma sociedade democrática. A coação de tal manifestação, consequentemente, leva ao enfraquecimento dos laços civis, não contribuindo para a formação da opinião pública pluralista igualitária(.)
Se a permissão de exposição do pensamento for censurada, o Estado de Direito torna-se susceptível a um regime de poder autoritário e antidemocrata, acarretando na inibição do acesso à informação e à expressão comunicativa. Dessa forma, a livre representação deve ser presada prezada e respeitada, mesmo quando os pontos de vista divergirem, pois, como mencionou Voltaire: “posso não concordar com o que diz, mas defenderei até a morte o teu direito de dizer”.
É imprescindível, portanto, para a existência da soberania popular, a diversidade sociopolítica. Esta deve fazer uso da harmonização, sempre que houver colisão de direitos fundamentais. Por intermédio de organismos especializados regionais e pela participação direta da população em plebiscitos, os direitos de expressão devem ser preservados e mantidos intactos em âmbito jurídico e civil. Cabe ainda, ao poder público, ao congresso e ao judiciário assegurar por meio de ações sócio jurídicas, a ilegalidade de qualquer forma de censura, mantendo assim o pleno exercício comunicativo e a ausência de governos autoritários.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto é possível explorar melhor a coletânea para ilustrar a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |