O fundamentalismo religioso e intenso deixa sua marca de atrocidade e faz com que a população de todo o mundo fique perplexa diante de tremenda crueldade. As últimas vítimas de maior repercussão desse grupo são os cartunistas franceses da revista Charlie Hebdo, que faziam sátiras com diversas ideologias e chegaram a representar Maomé - o que é proibido no islamismo.
Entretanto, assim como surgiram defensores da liberdade de expressão, alguns disseram que as mortes são imperdoáveis, mas que os cartunistas feriram o íntimo da religião e que deveriam estar cientes disso. Argumento incoerente que segue a mesma lógica de racistas que afirmam não serem racistas, mas acham que negros não deveriam sair de casa.
A liberdade de expressão é um direito universal, no do qual todos deviram deveriam usufluir usufruir. Em momento algum as mensagens reproduzidas tinham como objetivo atacar pessoas. As ideias desse grupo é que foram contestadas e quem confunde tal fato com islamofobismo encontra-se com baixo nível de discernimento.
A liberdade é um fator predominante para que a igualdade prevaleça. O direito de criticar pensamentos não deve ser confundido com discriminação pessoal. A crítica deve ser feita, acima de tudo, sem o inaceitável medo da morte.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto a discussão ficou superficial. É possível uma análise mais abrangente e crítica sobre o assunto, com argumentação mais rica e que exemplifique melhor os posicionamentos defendidos.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |