No ano de 1964, teve início a Ditadura Militar no Brasil, que, dentre outras consequências, restringiu a liberdade de expressão do povo brasileiro, como através do controle da imprensa. Nesse sentido, é perceptível que, assim como em outros governos autoritários passados e presentes, o direito de se expressar foi ou é limitado, o que evidencia a presença de desigualdades, como no cenário político. Assim, é necessário avaliar, de um modo abrangente, a relação entre liberdade e democracia e, de forma particular, os impactos de uma difusão expressionista no âmbito social.
Em uma primeira análise, é indiscutível afirmar que muitos países deram um salto marcante no que tange ao avanço da democracia. Essa se relaciona com a liberdade de expressão na medida em que é fruto de um consenso de diferentes ideias e opiniões, o que possibilita interação coletiva - tal relação já foi experimentada pela Grécia Antiga. Em controvérsia, muitos governos já se utilizaram do autoritarismo para promover formas de superioridade e dominação, o que possibilitou, desse modo, a retirada de liberdade de muitos povos, como os judeus, que foram perseguidos pela formação nazista.
Perante tal fato, muitas dúvidas surgem a respeito da liberdade de expressão, já que essa pode ser usada para promover insultos. Exemplo disso é tomado na religião, em que o direito de se expressar foi a causa da inferiorização da fé de outras religiões, como foi visto, em janeiro desse ano, pela criação de charges provocativas da figura do profeta Maomé. Nesse sentido, a famosa frase de Voltaire, “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, exige cautela e, acima de tudo, responsabilidade quando usada para formular opiniões ou críticas.
Torna-se evidente, portanto, que a liberdade de expressão deve conter limites para que haja um engajamento na promoção do respeito social. Assim, cabe às propagandas midiáticas fornecer às pessoas a importância da responsabilidade e da ética no que tange à questão expressionista. Cabe, também, à escola e à família o ensino às crianças dos valores mais importantes do respeito ao outro através da educação, pois como disse Paulo Freire, “a educação sozinha não pode mudar a sociedade e, tampouco sem ela, a sociedade muda”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à acentuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |