Na perspectiva de muitos historiadores e sociólogos, a Idade Moderna representou o fim do feudalismo, sistema característico da Idade Medieval, ou Idade das Trevas, na qual o homem devia pensar e agir de acordo com a vontade de seu suserano. Dois séculos após o colapso do sistema feudal, acredita-se que o homem esteja finalmente liberto para expressar suas opiniões e expor seus ideais ao resto do mundo. Paradoxalmente a esta linha de raciocínio, é possível se deparar com um cenário de violência e intolerância: a nova forma de dominação em vigor.
No dia 7 de janeiro de 2015, a França vivenciou o terror provocado por uma sangrenta vingança árabe. Após a circulação de uma charge satírica do jornal francês Charlie Hebdo retratando o profeta Maomé, pai da religião islâmica, uma explosão de fúria resultou na morte de 12 cidadãos franceses. Fato é que, neste contexto, não há como inocentar nenhuma das partes. Nem os terroristas árabes que assassinaram, a sangue frio, 12 pessoas com tiros de fuzil deixando dezenas de familiares e amigos em luto, (;) nem os chargistas franceses, que publicaram uma ilustração desdenhando o líder sagrado de uma religião. Não é a toa que a Justiça é representada por uma mulher de olhos vendados, com uma balança para “pesar” cada situação.
A Modernidade é caracterizada pelo pensamento racional, e isso inclui a imparcialidade que deve ser exercida no lugar dos extremismos. Será se que o mundo contemporâneo se difere tanto do mundo medieval, como muitos dizem? Ou ainda há vestígios de ignorância que assemelham-se à Idade das Trevas? O mundo foi dividido em duas metades, a parte ocidental e a oriental, e ambas não se respeitam. O Positivismo do sociólogo Augusto Comte declara que só há ordem na sociedade a partir do momento em que esta é capaz de viver em harmonia, pois onde não há ordem, não existe progresso, assim como uma sociedade de extremos não deixa espaço para a liberdade.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |