Além dos muitos fatores biológicos que nos diferem dos demais animais, o ser humano possui uma característica conhecida como “consciência moral”, que pode ser definida como a capacidade de julgar o que é certo e errado, logo depois, podendo escolher o melhor caminho a ser seguido, sendo esta escolha denominada liberdade.
Recentemente, a sede do jornal francês Charlie Hebdo, foi invadida por dois homens que mataram várias pessoas, entre elas policiais, funcionários e chargistas, sendo considerado um ataque terrorista fundamentalista, pois em vídeos gravados por cinegrafistas amadores, é possível ouvir os atiradores bradando em devoção a Maomé, profeta Islão Islâmico alvo de constantes sátiras do jornal.
Tomemos como exemplo a luta das feministas do século XIX e a dos cidadãos brasileiros durante a Ditadura Militar. A busca por “liberdade” – que teve o conceito exposto acima – é bem empregada em ambos, já que no primeiro caso, as mulheres queriam deixar de ser subjugadas e serem independentes e os brasileiros queriam ser livres para decidir seus governantes.
De certa forma, havia um objetivo em suas manifestações, diferentemente do que acontecia nas charges publicadas do Charlie Hebdo, que difamavam toda uma religião sem nenhum motivo ou reivindicação aparente.
Há uma barreira muito grande que difere “liberdade de expressão” e “respeito”. Fazer uso de meios que denigram a imagem de um grupo de indivíduos numa tentativa errônea de mostrar superioridade é uma forma de preconceito e não é preciso ir muito longe, na história da humanidade, para perceber que uma sociedade preconceituosa sofre terríveis consequências.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |