Ao longo da história observamos muitos conflitos histórico-ideológicos a fim de estabelecer o direito à liberdade individual e liberdade de expressão. Qualquer pessoa pode exercer sua liberdade de expressão, podendo falar o que quiser por qualquer meio de comunicação, tornando assim o Governo incapaz de se intrometer nessa escolha.
Para Thomas Hobbes, todos os seres humanos nascem iguais e por terem extrema liberdade podem travar confrontos uns contra os outros, portanto, seria necessário um contrato social para que não houvesse aniquilação da sociedade.
A Declaração dos Direitos Humanos do Homem impõe que nenhuma pessoa é diferente de sua semelhante, sendo livre e possuindo igualdade de tratamento. Sob esse conceito é fácil argumentar sobre as constantes desigualdades sociais que são geradas pela economia capitalista. A manipulação da liberdade se torna um monopólio paras as indústrias em crescimento, distinguindo as classes sociais.
Um recente caso sobre a liberdade de expressão é a o do comediante “Rafinha” Bastos, que usou o nome de uma famosa cantora para expor sua opinião com uso de palavras inadequadas. Esta resultou em um processo judicial. Podemos citar também a “Cura Gay” proposta e defendida pelo pastor Marco Feliciano, autor de declarações homofóbicas.
Sendo a igualdade uma redução da liberdade, a maneira mais próxima de não haver limites para a liberdade de expressão é a utilização adequada da linguagem pelos veículos midiáticos, evitando, portanto, atingir a integridade racial, social, religiosa, etc. de qualquer pessoa e assim mantendo-se livre de censuras. Havendo constantemente discussões sobre qualquer tipo de liberdade, fica claro que o ser humano é incapaz de exercer liberdade plena, sendo assim limitada pelas leis, agindo então com fraternidade para com seu próximo, lema da Revolução Francesa do sec. XVIII.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de gênero (masculino e feminino).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, é possível explorar melhor os elementos da coletânea, que ajudam a ilustrar e contextualizar o tema.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |