A liberdade de expressão e o bom senso - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 11/02/2015

Status:

Corrigida
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Há aproximadamente dez anos que o semanário Charlie Hebdo é mundialmente observado devido a às chamadas de suas publicações com charges ofensivas e de extremo mal gosto. Pergunta-se se há limite para a liberdade de expressão e qual seria este limite?

Muitas vezes o conteúdo das charges teve o objetivo de ridicularizar o mundo religioso, atacando católicos, muçulmanos, budistas, etc. O ataque no início deste ano ao semanário satírico foi resposta ao repetitivo conteúdo ofensivo de suas publicações, ridicularizando Maomé, figura líder do Islã.

O semanário também havia publicado charges do Papa, com o mesmo estilo, porém não houve grande tumulto – muito menos revolta – por parte dos fiéis em defesa ao líder católico. Houveram respostas, mas aconteceram por meio de diálogo aberto e franco. Percebe-se que neste caso, o povo com crenças no catolicismo aprendeu a tolerar certos exageros e até mesmo a falta de respeito com o que diz abertamente acreditar.

Nada justifica a morte de uma pessoa ou grupo de pessoas devido a à expressão do seu pensamento nas mais diversas formas. Tirar a vida de um ser humano é privá-la de mudar, de se arrepender, de melhorar.

Se o objetivo do ataque ao semanário era censurar e manchar a liberdade de expressão do povo francês e até de outros povos, utilizando-se da intimidação, pode-se afirmar que o resultado foi o oposto. Inúmeras manifestações deixaram claro que o caminho da violência é repudiado. Fica muito claro que a violência verbal (charges, textos ofensivos, etc.) e a violência física (agressões, mortes, etc.) devem ser submetidos a à censura do bom senso e do amor ao próximo. 

Comentários do corretor


Atenção ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente