No final do século XVIII a França foi palco de uma das maiores mobilizações sociais que emergiram na Europa. A Revolução Francesa, tal como ficou conhecida, marcou a mudança de um período Moderno para um mundo Contemporâneo por meio da garantia da “liberdade, igualdade e fraternidade” para os povos. A partir de então, a liberdade tornou-se palavra de ordem e se disseminou pelo mundo.
Tempos se passaram e em pleno século XXI, a França libertária sofre um atentado contra o livre-arbítrio da sua imprensa. A comunidade global(,) indignada com o ocorrido(,) se solidariza com os franceses, que se entristeceram com a morte de cartunistas, que pela força da liberdade utilizavam a escrita para criticar, por exemplo, grupos extremistas adeptos do islamismo.
No entanto, vale salientar que muitas vezes é extremamente repugnante o ato de crítica feito pela imprensa no que se refere às crenças e valores de determinadas populações. É evidente que se os paradigmas de um povo são contestados, essas pessoas tenderão a combater tais contestações. Cada grupo de pessoas tem o direito de acreditar no que bem quiser, dessa forma, se algo ou alguém se opuser a isso estará também contrariando a ideia da liberdade.
Por tudo isso, faz-se necessário saber respeitar no momento que se deseja criticar, pois o direito de alguém termina quando começa o do outro. Assim, a ética torna-se uma palavra-chave no que concerne à boa conduta que deve estar presente no trabalho desenvolvido pela imprensa, visto que a mesma é responsável pela difusão de pensamentos e ideias em âmbito internacional, e desse modo, alcança multidões de indivíduos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |