Uma questão de limites - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 10/02/2015

Status:

Corrigida
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O atentado ao jornal Charlie Hebdo, no início de 2015, desencadeou uma onda de protestos, revoltas e discussões sobre a temática da liberdade de expressão. As charges evidenciadas pelo veículo midiático traziam julgamentos sobre religiões, preceitos sobre culturas e o etnocentrismo atenuado nas caricaturas. O filósofo Montesquieu dizia que o homem tende a abusar do poder que possui e o semanário francês passou dos limites da liberdade que lhe foi concedida. Reforçar tais limites, portanto, parece hoje se fazer necessário.

A invasão e o desrespeito, ao lidar com aspéctos aspectos polêmicos da sociedade, nas matérias jornalísticas(,) se tornam cada vez mais frequentes. Tratar de temas como preferências, dogmas religiosos, opção sexual, crenças ou hábitos culturais é arriscado em veículos de ampla visibilidade, afinal os leitores, familiarizados ou não com o assunto, esperam o respeito ao se tratar dele.

Por mais que a liberdade de imprensa seja um direito, a legislação brasileira considera crime induzir ou incitar o preconceito. Um conteúdo que hostiliza, mesmo que produzido com a finalidade de provocar o humor, é incluído na categoria de intolerância. O desrespeito não deve ser propagado de forma nenhuma, afinal, não há graça ou notícia em algo que diminui, exclui ou julga com etnocentrismo o outro.

Portanto, limites devem ser adquiridos para a liberdade de expressão, já que temas polêmicos ou exclusivos de alguns núcleos populacionais têm sido tratados com desrespeito e julgados sem precedentes. Necessitam-se, assim, de sanções que guiem e freiem o homem quanto ao exercício de sua liberdade. Não abusando do poder que lhe foi concedido, o convívio em sociedade se torna efetivamente praticado. 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras.

Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, bem desenvolvida e com bom donínio da línguagem padrão escrita.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente