A forma de se expressar, na maioria das vezes, gera alguns conflitos, porque pessoas não sabem faze-la fazê-lo e muito menos respeitrar respeitar as opiniões dos outros. Uma coisa é defender o que fala, outra é abusar de outras crenças, religiões, gostos, estilos e etc.
Não deve-se ter limites com a expressão, contando que pessoas se expressem medindo o que falam, por exemplo, se não gostam de alguma coisa ou de uma pessoa, e sabem que tal fulano gosta, evita-se de falar sobre, ou fala-se de uma maneira que não chateie e não desrespeite a outra pessoa. Contando também que a expressão não seja uma forma de abusar.
Também não deve-se ter limites se a pessoa souber respeitar o que a outra fala, ou seja, a opinião dela, mesmo não concordando. Aliás(,) nem todos têm as mesmas opiniões.
Cabe a cada pessoa(,) principalmente quando o assunto for religião, não se expressar de Atençuma forma abusiva e humorística, pois cada um segue sua crença e isso deve ser respeitado. Não há limites na liberdade de expressão sendo que à cima acima de tudo tenha-se respeito.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, há espaço para uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto, com melhor aproveitamento das informações oferecidas pela coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |