No mundo todo, milhões de pessoas defendem a tão sonhada liberdade de expressão. Mas até que ponto é saudável poder falar, escrever ou publicar o que quiser?
Há um dito popular que afirma que ‘’O direito de um acaba onde começa o do outro’’, será que essa tal liberdade de expressão respeita o direito do outro?
Em um mundo onde existem tantas desigualdades sociais, com uma grande parte da população vivendo à margem da sociedade(,) há pessoas que todos os dias são vítimas de vários tipos de preconceitos e da ignorância alheia, ignorância de quem pensa poder falar o que quiser devido a essa liberdade de expressão.
No Brasil muitos humoristas se julgam no direito de fazerem piadas preconceituosas contra os negros, os pobres, os que não se encaixam nos padrões de beleza impostos pela mídia, sem pensarem nos sentimentos que podem causar nessas pessoas.
É preciso sim, que haja limites para a liberdade de expressão, principalmente para a que oprime, a preconceituosa, a que ofende, pois só é capaz de medir o potencial destruidor de sofrer um preconceito, quem já sentiu isso na pele.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto, é possível aproveitar melhor as informações da coletânea para ilustrar e embasar uma argumentação mais persuasiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |