Muito se tem discutido, recentemente, acerca da liberdade de expressão, a qual é um direito fundamental da sociedade, mas não é incondicional, e não pode ser utilizada para justificar os insultos contra as crenças dos indivíduos.
Sobre essa análise, é importante ressaltar que o assunto em contestação, é originado principalmente pela libertinagem, a qual é o exagero da liberdade. Fatores como os danos a à dignidade – seja física ou psicológica – e o afrontamento em relação aos princípios dos cidadãos, podem ser um bom paradigma.
Consta-se que muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem, provocando horrendas situações de calamidade entre civilizações de credos distintos, como o ocorrido, na redação do jornal satírico “Charlie Hebdo”, em Paris, o qual brincou com a religião dos mulçumanos(,) (o que) e culminou com um ataque terrorista no estabelecimento.
Conquanto, é oportuno considerar que em hipótese alguma deve-se resolver as adversidades com violência, e que o respeito ao próximo e a à sua doutrina é a melhor resolução, assim como disse o filósofo inglês Herbert Spencer: “ A liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro”.
Levando-se em conta o que foi observado, é necessário que se crie leis mais rígidas e claras em relação à liberdade de expressão, que se tenha uma educação de princípios mais eficiente desde criança, possibilitando uma capacidade de convivência social mais adequada e com consideração com o seu próximo.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |