Desde a Revolução Francesa, a liberdade de expressão tem estado em discussão. Voltaire, filósofo iluminista, tinha como princípio o lema "discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo". No atual panorama mundial, inúmeros casos põem em voga esse conceito, já que por diversas vezes tentou-se encontrar a linha tênue entre isso e (o) desrespeito ao outro.
De fato, na era Científica-Informacional, opiniões são ampla e rapidamente expostas por meio das redes sociais e, por isso, as que incitam ódio ou violência têm o poder de influenciar em menor ou maior grau indivíduos sem um senso crítico sobre o tema. Exemplificando, vídeos e propagandas do Estado Islâmico têm incentivado muitos jovens europeus a participar da jihad. Num raio de distância mais próximo, estudantes praticam cyberbulling com colegas de escola, contribuindo para adultos que consideram a prática normal.
Diante disso, é primordial que discursos racistas, homofóbicos ou com qualquer cunho calunioso e difamatório seja passível de punição pelo Código Penal em um país que se diz democrático. Tendo em vista que a liberdade individual é garantida pela Magna Carta, e nesse cenário certas ações são proibidas se afetarem negativamente o próximo, assim também devem ser tratadas as diferentes formas de comunicação para o bom convívio social. O que não impede de continuar sendo denominada "liberdade de expressão".
Portanto, para que possa existir, (essa liberdade) precisa ser acompanhada do respeito às diversidades culturais e fenotípicas. Para isso, os orgãos de justiça devem agir, em conjunto com o Estado, mais veementemente para esse fim, fiscalizando e punindo quando necesssário. Ademais, a mídia pode exercer sua função social ao motivar a igualdade entre todos os segmentos sociais em campanhas, novelas de televisão e outros e coibir programas que incentivem o contrário.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente. No entanto, muitos elementos importantes da coletânea poderiam ter sido melhor explorados, o que enriqueceria o debate sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |