Liberdade de expressão é desrespeito? - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 09/02/2015

Status:

Corrigida
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Num estado democrático, a liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão ou da imprensa. Porém, a partir do momento que essa liberdade de é usada para insultar, caluniar, difamar ou desrespeitar alguém ou alguma coisa, torna-se necessário pensar sobre que direito fundamental do homem é esse.

Quando houve o atentado terrorista ao jornal francês “Charlie Hebdo”, no dia sete de janeiro, os chargistas dele ficaram conhecidos como “heróis”, “mártires da liberdade de expressão”. Entretanto, chargistas que desrespeitam e discriminam a religião muçulmana não podem ser considerados ícones da liberdade de expressão.

Logo na França que os islamitas (10% da população) já são conhecidos como pessoas de “segunda classe”, “terroristas” e, por isso, sofrem preconceito, o Charlie Hebdo ajudou a piorar ainda mais a situação dos muçulmanos com suas charges que mostram repetidas vezes adeptos do islamismo segurando metralhadoras ou bazucas dizendo “Eu vou matar” ou, “Eu cou vou explodir”. Isso cria um estereótipo mais ou menos igual se fizesse a mesma coisa com os negros no Brasil segurando armas e falando “Eu vou roubar” ou, “Eu vou assaltar”.

Todavia, isso não é desculpa para matar alguém. Se os militares que governaram o Brasil durante 21 anos tivessem entendido isso teríamos um governo muito melhor. Não podemos esquecer que somos livres para falar ou fazer o que quisermos, mas não podemos levar isso a tal ponto para desrespeitarmos nossos semelhantes que são diferentes de nós.

Diante do exposto, é necessário ter cuidado para não confundir a liberdade de expressão com desrespeito as às crenças, moral ou dignidade do próximo.  

Num estado democrático, a liberdade de expressão é um direito fundamental do cidadão ou da imprensa. Porém, a partir do momento que essa liberdade de é usada para insultar, caluniar, difamar ou desrespeitar alguém ou alguma coisa, torna-se necessário pensar sobre que direito fundamental do homem é esse.

Quando houve o atentado terrorista ao jornal francês “Charlie Hebdo”, no dia sete de janeiro, os chargistas dele ficaram conhecidos como “heróis”, “mártires da liberdade de expressão”. Entretanto, chargistas que desrespeitam e discriminam a religião muçulmana não podem ser considerados ícones da liberdade de expressão.

Logo na França que os islamitas (10% da população) já são conhecidos como pessoas de “segunda classe”, “terroristas” e, por isso, sofrem preconceito, o Charlie Hebdo ajudou a piorar ainda mais a situação dos muçulmanos com suas charges que mostram repetidas vezes adeptos do islamismo segurando metralhadoras ou bazucas dizendo “Eu vou matar” ou, “Eu cou explodir”. Isso cria um estereótipo mais ou menos igual se fizesse a mesma coisa com os negros no Brasil segurando armas e falando “Eu vou roubar” ou, “Eu vou assaltar”.

Todavia, isso não é desculpa para matar alguém. Se os militares que governaram o Brasil durante 21 anos tivesse entendido isso teríamos um governo muito melhor. Não podemos esquecer que somos livres para falar ou fazer o que quisermos, mas não podemos levar isso a tal ponto para desrespeitarmos nossos semelhantes que são diferentes de nós.

Diante do exposto, é necessário ter cuidado para não confundir a liberdade de expressão com desrespeito as crenças, moral ou dignidade do próximo.  

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras e ao uso da crase.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente