Será que a liberdade de expressão no sentindo literal em um país democrático é (algo) correto? É certo entregar nas mãos do povo a autonomia de fazer o que quiser e o que querer e ao mesmo tempo lutar pela igualdades dos direitos sociais?
Seria um caos, é evidente. A ideia desse pensamento é simples: todos são livres pra fazerem o que quiserem diante a lei. Se fosse ao contrário, quem iria investir nos próprios brasileiros? Já que os políticos seriam independentes pra fazerem o que bem entender com o dinheiro público? O bullying seria uma prática legal, incluindo o racismo, homofobia e o machismo.
Como disse o filósofo Herbert Spencer, "A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade do outro”. Logo, é patente que essa tal autonomia se refira aos limites morais, éticos e sociais com objetivo de tornar o cidadão em um ser crítico e pensante, e não confundir a expresão com banalização, que colabora com a desordem social.
Portanto, a liberdade de expressão é um acervo construtivo para à a sociedade, desde que haja um limite de senso ou veracidade. E jamais confundir com desagradação desagrado e inversão de valores, o que infelizmente vem ocorrendo.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase e à concordância de número (singular e plural).
A introdução do texto está um pouco confusa. Organize melhor suas ideias para que fiquem claras e coerentes.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |