Tendo o terceiro milênio chegado, o homem social e político depara-se com uma situação, dentre tantas outras, complexa: a liberdade de expressão deve ser limitada? A resposta é afirmativa. Para justificá-la têm-se os conflitos internacionais originários de seu excesso, bem como o fato da liberdade para se manifestar não dever ser sinônimo da possibilidade para ofender.
Confrontos entre nações e cidadãos são comuns desde a criação da propriedade privada, pois – como diria Karl Marx - é aí que surgem as desigualdades entre os detentores e os que não possuem (bens). Imposições de religião e crenças por meio de guerras e conquistas também foram muito comuns ao longo da História: o Império Romano e sua influência regional; as cruzadas e a expansão do Cristianismo, as grandes navegações e a catequização...
A lista não para por aí e inovações não faltam: a partir da década de 1989, tem-se a criação da Al Qaeda e o surgimento das jihads (guerras santas). A liberdade de expressão tornou-se, então, uma conquista perigosa. Como exemplo há o atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, imortalizado na memória de todos que souberam de seu acontecimento.
Atentados terroristas são motivos fortes o suficiente para se perceber que deve haver um limite para a liberdade de expressão. Quando há liberdade excessiva (e as pessoas abusam dela) começam a surgir discordâncias de opiniões. Problema maior é quando a opinião de um, torna-se uma ofensa para outro.
Não é só com relação à alimentação que o jargão “tudo em excesso é prejudicial” é válido. Todos têm o direito à liberdade de expressão (que, aliás, está presente na Declaração dos Direitos Humanos), mas com ele surge uma responsabilidade: a de agir cautelosamente, sem insultar crenças e pontos de vista alheios. Acima de tudo, o bom senso deve regular uma sociedade democrática.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à coesão nas frases e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |