Para começar 2015 gloriosamente, a França sofreu com ataques de grupos terroristas em prol de defender sua religião. Nada mais, nada menos do que mulçumanos que se rebelaram contra um jornal famoso da França, que trabalha com o humor do lado negro, ou seja, críticas preconceituosas que injetam na sociedade uma dose extra de informação mal manipulada.
O semanário Charlie Hebdo enfrentou um desfalque no seu time humorístico por islâmicos e mulçumanos, que após anos enfrentando o preconceito por boa parte da população francesa, resolveu reagir a tanta criticidade polêmica. Afinal, para toda ação, uma reação, mesmo que seja vagarosa, um dia ou outro, uma resposta é dita, neste caso, executada. A chacina de 12 pessoas como “consequência” da liberdade de expressão excessiva, causou a pergunta que não quer calar; (:) deve haver limites para a liberdade de expressão?
Em princípio, não. Todos têm o direito de expressar livremente sua opinião sobre qualquer assunto que seja. Porém, no momento (em) que isso fere o próximo, se torna um crime contra o cidadão comum ofendido ou(,) neste caso, seguidores de uma religião. A questão em si, não é defender nenhum lado da moeda, mas sim, corrigir as ações que ferem moralmente ou fisicamente uma pessoa. A partir do momento em que a ofensa toma a frente, a liberdade de expressão e o respeito cessam, iniciando o preconceito divulgado pela imprensa e repercutido para a população.
No entanto, matar nunca foi a solução, mas sim, lutar por aquilo que se acredita, defender as diferentes culturas, respeitar conceitos opostos e aceitar quando se é preciso. A maior arma não é aquela que usam para ferir contra o direito da vida, mas aquela que protege(,) acima de tudo, o direito de viver.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente e com bom aproveitamento das informações disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |