O atentando em Paris contra o seminário semanário Charlie Hebdo pode ser dito visto como uma ação contra a liberdade de expressão? Ou, os cartuns envolvidos nesse caso, refletem preconceito e aversão ao uma cultura existente? Com comentários polêmicos e sátiras contestadoras ao Islã, alguns argumentam que os cartunistas envolvidos agiram sem respeito a uma religião. Portanto, usar da liberdade para dizer o que quer, sem respeito à posições e culturas de outras pessoas é aceitável?
Os limites para a liberdade de expressão seriam mais democráticos e não abalariam os direitos humanos (em) si, (se) atendessem e respeitassem os aprendizados filosóficos, cuja liberdade é poder fazer tudo, desde que não prejudique os outros. Portanto, as sátiras (do) Charlie Hebdo possuíam um teor ofensivo e infelizmente houve consequência. Todavia, a violência cometida pelos terroristas em nome da religião, não se acrescenta na justiça. É crime e precisa urgentemente de conversações diplomáticas. Também, se a violência realizada foi taxada como desumano desumana, o fato das sátiras expressarem conteúdos polêmicos, não seria uma forma de violência, a dita violência simbólica? Ou seja, não estariam atingindo e ferindo uma religião negativamente, colocando essa cultura Islâmica como algo apenas radical, cujos valores não fossem seriam sérios?
Seguindo a ideia acima, quando se fala em liberdade é direito universal segundo a Constituição de muitos países. Mas, o respeito e a percepção cultural e a tolerância devem existir, para um mundo igual e livre de violência. Logo, o atentado em Paris, trata-se de é um assunto complexo e não aborda apenas a violência em si. Houve sim, um radicalismo por parte dos islâmicos, mas o estado Francês deveria ter dado mais atenção para aquilo que era publicado. Dessa forma, ter liberdade não é sair fazendo o que bem desejar, mas realizar as coisas com consciência e respeito.
No mundo onde se vive, sabe-se que há uma pluralidade de etnias e culturas. Portanto, se o motivo é não poder expressar tudo e se fala em falta de liberdade, então as pessoas não percebem que ser “ser humano” é limitar-se naquilo que vai dizer, pois há muitas formas de pensamentos diferentes e conflitos devem ser evitados para o bem maior (,) que é a paz entre indivíduos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino) e à conjugação devida dos verbos.
O texto aborda o tema proposto de forma coerente, no entanto falta um pouco de objetividade na construção do raciocínio.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |