A voz deve se calar?
A liberdade de expressão é um importante artifício que todas as pessoas possuem ou são desde crianças ensinadas da importância de se ter, para que possam se expressar sobre todos os problemas que os cercam e sobre todas as opiniões que desejam compartilhar. E não cabe a um grupo terrorista por meio de atentados e massacres, como o ocorrido no Charlie Hebdo, tentar mudar ou até impedir a liberdade de expressão de todos.
Os jornalistas que ficaram entre as 12 vítimas no Charlie Hebdo lutavam pelo direito de se expressarem, e utilizaram as charges para chegarem a esse objetivo.E nem as ameaças e atentados que sofreram anteriormente pelo mesmo grupo fez fizeram com que desistissem de mostrar o que viam de errado, até, nas diversas religiões existentes. E esse pensamento de ter opinião e mostrá-las, algumas vezes independente do que ocorra, deve prevalecer entre muitos.
Milhares de pessoas vão às ruas todos os anos, em diversos lugares do planeta, protestarem e mostrarem as suas indignações com o que ocorre em sua volta, seja na política, na segurança, na saúde ou em qualquer outro serviço. E isso, com certeza, é uma forma de expressão que não deve ser de forma alguma diminuída.
A partir do momento que as opiniões sejam verdadeiras, tenham fundamentos e que não denigram a imagem de outras pessoas injustamente(,) elas podem ser expressas sem nenhum tipo de censura ou medo, mas se deve pensar de que forma essa opinião pode ser passada de forma com que ocorra o menor número de conflitos possíveis entre as pessoas que possam receber essa opinião.
Por fim, a partir do momento (em) que a liberdade de expressão for usada para emitir uma opinião importante ou para mostrar algo ou uma situação que ocorre para que todos fiquem sabendo, ela não deve ser limitada, mas se deve pensar de que forma deve ser divulgada.
Comentários do corretor
* Não assine sua redação no Enem
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |