Em países democráticos o direito à liberdade de expressão é assegurado pela Constituição, infelizmente em alguns países os indivíduos não possuem esse direito fundamental, e para piorar o Estado não é laico.
Recentemente o semanário francês satírico Charlie Hebdo, sofreu um ataque terrorista fundamentalista. Um dos possíveis motivos para o ataque foi o conteúdo ofensivo das charges.
No mundo todo houve a propagação do jargão "je suis Charlie", que significava "eu sou Charlie"(,) em favor da liberdade de expressão. Estamos no século XXI e muitos não se deram conta do quão avançado o mundo está.
Mesmo havendo controvérsias acerca das publicações feitas no semanário, é inquestionável o ato brutal contra a vida no qual e o Islã* conseguiu pasmar o mundo.
É necessário que o direito à liberdade de expressão seja difundido, que as religiões fundamentalistas aceitem que as pessoas possam emitir suas opiniões e assim o mundo será um lugar mais justo e pacífico.
Comentários do corretor
* Cuidado com generalizações. Quando se afirma que o Islã pasmou a todos, entende-se que foi a religião islâmica como um todo que realizou o atentado e passa-se a ideia de que todos islâmicos são terroristas. De afirmações como essa surge o preconceito contra a religião!
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão sobre o assunto e sem a devida cautela em algumas afirmações, como a acima destacada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |