No século VXIII, o Iluminismo expressava o conjunto de anseios da população europeia daquele período; na França- país de maior difusão de tais ideias - a liberdade de expressão possibilitou ao seu povo o início do desprendimento da arbitrariedade de seus governantes. Portanto, a liberdade de externalizar opiniões e críticas deve ser exercida. No entando, tal ação deve ser feita respeitando pontos específicos de outras pessoas, a religião é um exemplo.
No Brasil, o direito de fazer críticas político-sociais foi sufocado durante 21 anos de Ditadura Militar. Nesse contexto, o principal marco de Democracia foi molestado: a liberdade de expressão. O autoritarismo e o radicalismo presentes em alguns governos Islâmicos ajudam a notar o mesmo "silêncio de pensamentos" presente na sociedade brasileira de 64,sedimentando dogmas religiosos,uninterpretativos e radicais. Isto, por sua vez, facilita a sedimentação de atos extremistas como os atualmemte atualmente expostos pelo o grupo terrorista Estado Islâmico. Com isso, nota-se a importância do livre pensar na sociedade atual. Todavia, tal liberdade de opinões deve respeitar o direito de professar a fé de outros grupos sociais.
No início de 2015, o (semanário) satírico parisiense Charlie Abdo Hebdo foi alvo de ações terroristas, devido às charges que insultavam o profeta mulçumano Maomé. O mundo ocidental monstrou-se a favor do semanal semanário Francês. Não obstante, o primeiro ministro turco Ahmet Davutoglu argumentou que ter a liberdade de imprensa não siginificaria ter a liberdade de insultar e provocar a religião de outras pessoas. Dessa forma, é notório que o respeito a à religião alheia deve existir ao expressar ideias. O direito de externalizar pensamentos, críticas e visões de mundo, portanto, deve ser exercido, mas com a devida cautela de não insultar religões de outras camadas sociais. Cabe à Família ensinar desde cedo às crianças sobre a importância de conhecer o delicado ponto que cerca as discussões sobre religiões, educando-as a fim de (que) elas, mais tarde, respeitarem respeitem a fé de cada um, minimizando, assim, a problemática exposta.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, é possível fazer uma análise mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |