Durante vários períodos da história, as pessoas não tinham o direito a uma opinião, sendo obrigadas a aturar as verdades absolutas de um grupo no poder. Com a revolução francesa e os ideais iluministas, o conceito de liberdade de expressão foi implantado com base no pensamento de que as pessoas são livres para expor suas ideias a respeito de qualquer assunto.
Hoje em dia, as pessoas confundem liberdade de expressão com liberdade de ofender outras pessoas. É comum, ver em redes sociais e similares, as pessoas cometendo diversas ofensas racistas e preconceituosas, e ao serem questionadas sobre o teor de suas postagens, se defenderem falando que são livres para publicarem o que querem.
O direito de se expressar livremente não deve ser confundido com o direito de desrespeitar e denegrir o seu semelhante, pois na medida em que esse desrespeito acontece, ocorre o chamado discurso do ódio, que como o próprio nome diz, prega o ódio contra tudo aquilo que não é compatível com seu pensamento. O discurso do ódio caracteriza uma das maiores ofensas contra a democracia de uma sociedade.
Em uma sociedade democrática, devemos ter a noção de onde começa a nossa liberdade de pensamento e onde termina a mesma, para não desrespeitar o ideal democrático de que todos possuem o direito de livre pensamento. Para isso devemos medir nossos discursos seja em redes, seja em locais públicos para não ferir a liberdades de outros.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma simples, clara, objetiva e crítica. No entanto, é possível explorar melhor os elementos da coletânea, o que ajudaria a embasar ainda mais a argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |