De acordo com Constituição de vários países, a liberdade de expressão é um direito destinado a vários cidadãos. No entanto, na atual era do terrorismo, falar o que pensa pode levar a fins desastrosos. Diante desse cenário, cabe analisar se devem haver limites para as opiniões alheias, ou para a tirania de pessoas que impõem suas próprias regras de conduta.
Em uma primeira análise, vale ressaltar que ninguém é livre ao pé da letra. De acordo com a filosofia de Sartre, todos são condenados a serem livres, isto é, livres desde que obedeçam-se as leis impostas pela sociedade. a Um exemplo mais atual tem-se é o Estado Islâmico, cujo fanatismo religioso coloca o mundo em perigo e certas nações condenadas a viver sob o domínio dos mesmos.
No entanto, não se deve deixar de levantar questões polêmicas por receio. A sociedade precisa estar atenta e ter sempre opiniões e julgamentos para tentar (não) sucumbir ao que não lhe agrada. Na época da Ditadura Militar Brasileira, por exemplo, foi necessário foram necessárias várias disputas com o governo para enfim conseguir derrubá-lo. Por isso, é importante que haja pressão e interesse popular contra os eventos negativos que ocorrem no mundo.
Nessa perspectiva, é necessário que a sociedade fale, opine, discuta e principalmente fique contra ideais radicais. Realizar passeatas e ir de encontro a algo quando não concorda são (coisas) fundamentais para dar segmento à a uma humanidade crítica e respeitosa com seus direitos impostos pela lei.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à concordância de número (singular e plural), às preposições e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |