Facebook, Twitter, Whatsapp, são algumas da redes sociais usadas por pessoas do mundo todo como meio de comunicação, (.) eles estão sendo usados por muitos não somente para compartilhar links e fazer novas amizades ,mas também, como diários virtuais em tempo real. Mas afinal, há limites para a exposição nas redes sociais?
Muitos perderam a noção do que postar, e se tornou comum jovens publicarem fotos nus e vídeos de seus atos sexuais. O desejo por um minuto de fama, para muitas adolescentes tem se transformado em pesadelo. Por trás desse mundo fantástico (internet), há também pessoas que usam esses meios para fins ilícitos, como: roubo, pedofilia e descriminação, estes crimes acontecem comumente pela rápida disseminação de informações postadas por internautas ingênuos que se tornam muita das vezes vítimas de delinquentes.
Outro grande problema é o chamado "vício eletrônico" que atinge na maioria crianças e adolescentes que passam a maioria do tempo navegando na internet, isolando-se das pessoas de seu convívio social, fazendo com que deixem de fazer suas outras atividades diárias, o que acarreta em sérios riscos à saúde. Por outro lado, as redes sociais facilitaram a comercialização de produtos a longa distância, proporcionaram entretenimento, divulgação de notícias em tempo real, comunicação instantânia com pessoas de qualquer país e muitas outras vantagens.
As redes sociais não são vilãs inevitáveis. O limite está em nosso bom senso, é nescessário saber que informações compartilharmos sem que passemos uma imagem distorcida a nosso respeito. O esclarecimento dos riscos que podem trazer a exposição desenfreada da vida particular nessas redes é essencial da parte dos pais e familiares, para que as crianças possam crescer tendo conhecimento do tão famoso mundo digital, ensinando assim, a usá-los de forma benéfica.
Comentários do corretor
O tema proposto no mês de fevereiro pelo Banco de Redações é: "deve haver limite para a liberdade de expressão?".
Sua redação aborda tema proposto em mês anterior. Neste contexto, trata-se de fuga ao tema, o que zera a redação no Enem.
Observe com atenção o tema proposto no mês corrente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |