Viver em mundo, em que não existissem existem regras, é viver em uma vida desolada e insulta(?) aos seus limites. Regras e limites são essenciais para se conviver em uma sociedade. Desde que a ética e a moral andem juntas, como a água sob a terra. Entre tanto Entretanto, ter liberdade limitada de expressão é favorecer a violência e insulto ao indivíduo.
Se ofender, e for ofendido, são ambos os lados de se ter uma ofensa direta. Por tanto a revista Charlie Hebdo insultou diretamente o profeta Maóme, com charge em caricatura, ofendendo totalmente a sua crença e a si mesmo. Perante sob esse insulto(,) Maóme teve e exerceu sua liberdade de expressão, atacando e assassinando doze pessoas que trabalhavam na revista Charlie Hebdo.*
Porém dizer que atitude de Maóme foi correta é passar por cima da vida do outro, a fim de exercendo imoralidade (em relação) á à sociedade. Agora insultar e agredir verbalmente Maóme e é passar por cima do seu psicológico** e denegrir sua imagem. O único bicho que comete o mesmo erro duas vezes e o homem. Corrigir os erros é suprimir os atos violentos e inconvenientes, é abranger promover convivência e liberdade à sociedade.
Quem ofende o outro é incapaz de propor o seu modo de pensar. Liberdade de expressão, não é liberdade de insultar alguém. Porém o que Charlie Hebdo fez, foi liberdade de crença e consciência. Por tanto Portanto se vivêssemos em um mundo em que a opinião de todos tivesse a mesma voz e o mesmo alcance, teríamos uma liberdade de expressão essencial e moralmente favorável á sociedade.
Comentários do corretor
* Não foi Maomé que assassinou 12 pessoas. Maomé é uma figura bíblica, profeta maior da religião islâmica. Os terroristas que cometeram o atentado o fizeram em nome de Maomé, mas não é coerente dizer que Maomé o fez. Além disso, é incoerente afirmar que assassinar pessoas é exercer a liberdade de expressão.
** Seria, no caso, o psicológico dos fiéis de Maomé.
Texto incoerente, mal elaborado e que demonstra falta de leitura a respeito do tema e falta de leitura de mundo em geral.
Exercite sua escrita e seu senso crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 3 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |