Na sociedade atual, a liberdade está presente de tal forma que não é possível imaginar a realização de atividades e proferimento de discursos sem ela. O livre-arbítrio é assegurado por lei, porém o indivíduo deve responsabilizar-se com as suas consequências.
No que diz respeito às questões de satirização de culturas distintas da sociedade, atentados terroristas ocorridos na França em janeiro de 2015 provocaram protestos e reflexões sobre os limites do humor em relação à liberdade de expressão.
Os cartunistas assassinados por terroristas mulçumanos na França usaram a liberdade para difamar e ofender a cultura mulçumana. É notório atentar que o ato contra a vida é injustificável. De acordo com o filósofo Voltarie Voltaire, não se pode concordar com determinados posicionamentos, mas é preciso defender o direito do outro de dizê-los.
Na França, há uma lei vigente que proíbe as mulheres de usarem véus nas ruas. Ver esse mesmo país alegar que estão sendo invadidos por “mulçumanos intolerantes” é contraditório, sendo que eles mesmos não são capazes de tolerar e conviver com os costumes dos imigrantes.
Em relação às ofensas criadas pelos cartunistas, pode-se dizer que não eram humor, pois o humor contém um núcleo d e de verdade e a ofensa é uma mentira. Ainda, pode-se considerar o ato intolerante como uma “Terceira Lei de Newton”; logo que sofreram uma reação para as suas ações.
É necessário, portanto, que haja o bom senso de ambas as partes para lidar com o assunto, pois a liberdade não pode ser censurada. Para isso, não podemos nos aproveitar da liberdade, mas devemos arcar com as suas consequências(,) sejam elas sociais ou jurídicas.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |