Liberdade é o poder de uma ou várias pessoas de exercerem suas votantes vontades(,) seja ela de ir ou e vir ou de dizer o que pensa e, ou o que acha. Com a liberdade vêm vem as responsabilidades sobre o que o se diz e o que os outros vão entender, e sobre o que isso vai causar em uma sociedade como um todo.
Certos assuntos, como religião ou decisões politicas(,) são alvos constantes de críticas ou humor provocativo, porém nem todos gostam ou aceitam a “brincadeira” quando se fala em um assunto tão partícula particular como a fé, por exemplo.
Outro exemplo já citado são as decisões políticas em todo o mundo, como a do governo de alguns governos aceitarem o casamento de pessoas do mesmo sexo em várias nações, o que gerou críticas de varias maneiras e piadas que feriaram a dignidade de vários casais homossexuais.
Para quem acha (que deve haver) um controle do que é dito, existe a censura, que de certo modo, acaba com a liberdade que os cidadãos têm de se expressar.
É preciso saber até onde se pode falar de um assunto tão sério como a crença de povos ou de assuntos políticos, que não se entende as causas das decisões, (.) assim perderemos os a liberdade, porém poderemos está estar em paz com todas as nações e respeitando as diferenças que nos fazem mais fortes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à conjugação devida dos verbos.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente. No entanto é possível desenvolver um raciocínio mais claro e melhor pontuado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |