Recentemente correu pelo mundo a notícia dos atentados ocorridos ao Charlie Hebdo por fundamentalistas muçulmanos, provocando comoção de grande parte, trazendo à tona, inclusive, o debate sobre os limites da liberdade de expressão. Alguns acreditam que, apesar de se tratar de uma tragédia e o massacre não ser aceitável, não descarta deve ser descartada a parcela de culpa por parte dos chargistas; outros acreditam que foi um atentado contra a liberdade de expressão de um modo geral. Afinal, há limites para a liberdade de expressão?
A França, para os historiadores, foi palco de uma das maiores Revoluções, que afetou não somente o país, como também a Europa e o restante do mundo, fomentando outras revoluções. Tudo isso foi possível com a intervenção da imprensa, poderosa ferramenta da Idade Moderna até os dias atuais, conhecida como um dos pilares da democracia.
Diante disso, quais os limites da liberdade de expressão? Há uma ideia de que isso implica falar o que quiser, algo que tem sido feito pela imprensa. Entretanto não é bem assim, até por que porque liberdade e "libertinagem" não podem ser confundidos, justamente pelo fato de que a liberdade está implicitamente ligada a à responsabilidade, sobretudo a à ética. A ética, portanto, é um instrumento de estudo e compreensão de qual impacto será gerado com as palavras e ações, inclusive se elas ferem o direito do outro a ter uma ideologia diferente.
Com as informações apresentadas, é possível concluir que os limites da liberdade de expressão residem no outro, no direito que o outro tem a de pensar e ser diferente. É uma questão de respeito e humanidade. É importante o papel que a imprensa desempenha em questionar atitudes que ferem a ética, dentro de certos limites. Mesmo quando isso não ocorre, atentados como o que ocorreu no início de janeiro são inaceitáveis.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, ao uso da crase, à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |