- Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 12/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Rio de Janeiro, 12 de maio de 2007

 Minha querida amiga, como (você) pode acompanhar pelos noticiários(,) (existe uma) a grande polêmica (sobre as) das construções de muros separando a mata atlântica das favelas. Estamos todos horrorizados com o mesmo, (pois) irão gastar milhões que poderiam servir para melhorias das própias favelas.
 Esse acontecimento de "muros" nunca foi bem vista em lugar nenhum do mundo. Temos (,) entre tantos outros exemplos(,) o muro de Berlim, que foi destruído.
 Sinceramente (,) não vejo motivo para fazerem esse maldito muro, estou revoltada com a decisão do governo. Minha opinião não é completamente oposta a do governo, que argumenta, moradia não é desculpa para invadir a mata. Por um lado sim, mas o desepero de alguns fazem com que qualquer lugar sirva.
 Entretanto o gorverno poderia usar a verba para abrigar essas pessoas, fazer uma moradia decente, entre outros.
 E pensando melhor, será mesmo que o muro vai impedir as construções?! e até quando os muros irão ficar em "pé"?
 Mas uma vez (,) temos o exemplo do muro de Berlim que foi derrubado, e aí?! acontecerá o mesmo? Dinheiro "jogado no lixo"?
 É amiga, só com o tempo teremos essas respostas.

Um beijo.

Comentários do corretor


1: Procure estabelecer melhor seu interlocutor.  Uma carta argumentativa pressupõe um interlocutor específico para quem a argumentação deverá estar orientada.

2: Os termos inseridos entre parênteses devem ser colocados em seu texto para que este seja melhor compreendido e dotado de sentido.

3: Mata Atlântica se escreve com as iniciais maiúsculas.

4: Cuidado com as expressões usadas: "com o mesmo" deveria fazer referência a algo expressamente citado anteriormente; "das próprias favelas" poderia ser substituída por um pronome demonstrativo  (estas) que faria referência ao termo favela citado anteriormente; e "as construções" poderia ser substituída por uma expressão mais completa, que deixasse claro para o  leitor do que se trata.

5: Fique atento para a repetição de palavras, pois este erro torna seu texto cansativo.

6: As frases em vermelho estão completamente desconexas das demais, gerando confusão na compreensão do seu texto.

7: Após pontuação final (ponto final, de interrogação e de exclamação), a frase deve começar com letra maiúscula.

8: Essa expressão, que se aproxima da oralidade, não representa de maneira completa e objetiva a pergunta levantada. Além disso, deixa dúvidas para o leitor sobre o que realmente se questiona.

9: Assim como em  uma dissertação, a estrutura da carta corresponde a uma introdução, ao desenvolvimento e a um parágrafo conclusivo. Portanto, seu texto não se encaixa na estrutura esperada nesse tipo de texto.

 

Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários problemas, tanto de conteúdo como de estrutura. Você ainda comete muitos erros de vocabulário e gramática, o que dificulta a compreensão do seu texto e sua consequente avaliação. Fique atento para o desenvolvimento das ideias e também para a disposição dos parágrafos.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 1.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente