Respondemos por o que falamos* - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 04/02/2015

Status:

Corrigida
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No mundo globalizado a qual em que vivemos os fatos, opiniões se espalham com muita rapidez e tomam proporções gigantescas, e é por isto isso que todos devem ter consciência (de) que suas expressões causam comportamentos e produzem efeitos dentro da sociedade, sejam elas boas ou ruins. E por meio desde esse ponto de vista, que se nós queremos conviver e viver em paz e democraticamente(,) é preciso sim, que haja limites, pois não adianta usar do preceito de liberdade de expressão e violar os direitos individuais e sociais causando danos ao próximo em prol, de seus anseios e atitudes egoístas.

Não é proibir ou censurar a liberdade, de falar, de questionar de, de se manifestar ou de se impor diante das diversas situações, que foi o que aconteceu no Brasil, no período da Ditadura Militar no Brasil, que estes direitos foram tirados dos cidadãos. Mas (sim) ditar normas, em que determinem que você, seja responsável por seus atos.

E é por isto isso que a maioria dos países do mundo possui normas e leis, pois se não possuíssem e todos fizessem, e falassem o que desejasse, com certeza seria um caos. Os limites existem para que a sociedade se mantenha organizada, unida, em igualdade de direitos e responsabilidades.

E não permitir que erros como o da revista Charlie Hebdo, se repitam, pois todos têm direito de se expressar, mas se as expressões são ofensivas, taxativas(,) devem ser limitadas por lei, pois geram um sentimento de impunidade e insatisfação.

Contudo, como diz a terceira lei de Newton, “que para toda ação tem uma reação”, ou seja, se agir abusivamente acima dos limites, se expressando, discutindo com irresponsabilidade, será punido por eles.

Comentários do corretor


* Respondemos pelo que falamos.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao uso devido de preposições e pronomes e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e coerente, mas é possível expor as ideias de um modo mais organizado, claro, crítico e bem desenvolvido.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente