Sob a Máscara do Humor
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos(,) nenhuma disposição da mesma pode ser interpretada como direito de ferir quaisquer outros direitos e liberdades ali estabelecidos. Eis o que se apresenta no caso recente da revista Charlie Hebdo, que ganhou repercussão internacional depois dos atentados que sofrera no dia 7 de janeiro.
Se por um lado a liberdade de expressão é essencial no exercício da democracia e um direito muito valioso das sociedades, por outro, é também instrumento para disseminar preconceitos, intolerância religiosa, praticar bullying e uma série de outras injustiças. E dessa forma violar outros direitos tão valiosos quanto o primeiro, que são: o direito a à prática religiosa, isonomia, fraternidade...
Além disso, no caso específico da Charlie Hebdo, inclui-se outros agravantes, já que a comoção popular causada pelas mortes abre precedentes para a manipulação política dos fatos, que tende a reforçar ainda mais o sentimento xenofóbico e intolerante em relação aos mulçumanos; Tudo tudo isso, encoberto pela máscara inofensiva do humor. “Humor ácido”.
Enfim, a liberdade de expressão é um direito que deve ser exercido com responsabilidade, bom senso e acima de tudo respeito ao próximo, pois as consequências podem ser desastrosas, na medida que a suposta vítima poderá reagir com uma força infinitamente desproporcional e acabar ganhando dimensões inesperadas.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso devido de letras maiúsculas e minúsculas e ao uso da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |