Um dos fundamentos das sociedades democráticas ocidentais, a liberdade de expressão é defendidda a gritos por milhares de pessoas no mundo. Mas, mesmo esse princípio, deve ter seus limites e andar ao lado do respeito. Não se pode permitir que em nome da liberdade sejam propagados insultos, intolerância e humilhações.
No lema da Revolução francesa, a liberdade não aparece só, mas ao lado de igualdade e fraternidade. Não é por acaso. Para que efetivamente todas as pessoas difundam suas ideias e ideais, é necessário, antes, que todas tenham a consciência de que são iguais às outras. Assim, haverá o respeito, e não a ridicularização, de quem pensa diferente.
Antes de fazer uma piada, comentário ou manifesto, é preciso que cada um se policie e se veja como receptor da mensagem,pois o que parece normal para alguns, para outros pode ser constrangedor e discriminatório. Isso não é defender a censura(,) é cuidar para que a liberdade de expressão não seja usada para incentivar violência e preconceito.
Intolerância e humilhação desrespeitam direitos humanos e, apesar de ser possível que pessoas se odeiem por diferenças de cor, religião ou orientação sexual, não é aceitável que elas se desrespeitem. A sociedade moderna já se destacou pelo avançado grau de desenvolvimento tecnológico, agora é a vez de abandonar os valores preconceituosos por ideais de aceitação.
Portanto, o limite da liberdade de expressão é o respeito. Afinal, a humanidade pede por novos textos e espetáculos, mostrando que a postura preconceituosa é ridícula e que ser diferente é bom. É tempo de uma comunicação mais instigante e menos depreciativa.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |