Como tudo na vida há limites(,) com a liberdade de expressão não é diferente. Todos nós temos o direito de nos expressar e dizer o que achamos desde que não desrespeite o próximo. Já dizia o Papa Francisco "liberdade de expressão não dá direito de insultar a fé do próximo".
As charges de Charlie Hebdo eram de péssimo gosto, eram ofensivo ofensivas e ironizavam a crença dos povos. Se tratava de ''humor''(,) que de humor mesmo não tinha nada, humor de verdade não precisa denegrir, muito menos apelar para um assunto que é tão relativo como esse, religião.
A humanidade está cheia de diferenças, crenças, culturas. Existem diversas religiões no mundo e cada uma delas merece o devido respeito. As tais charges geram até um certo preconceito contra os mulçumanos, quem as lia com frequência passou a generalizar todos os mulçumanos como terroristas. E óbvio que o povo estava revoltado com as ofensas e deboches.
Houve também outro ataque a à revista em 2011, e mesmo com isso as charges contra o Islã só aumentaram. A forma que os mulçumanos mostraram sua revolta foi a pior possível, violência não leva nada. Nenhum dos chargistas puderam evoluir, e perceber o quão errado é insultar a fé destes.
"Sou Charlie" contra piadas ofensivas(,) porém a favor de confrontos de idéias pacíficos que dispensem bombas, fuzis. Respeite o próximo, violência verbal e física não levam a nada. Espalhe respeito, faça campanhas quando não concorda com tal ato, até mesmo protestos pacifícos(,) mas nunca use viôlencia.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |