Liberdade de expressão é um direito adquirido após anos de lutas, revoluções e repressão. Mas o que mantêm mantém a sociedade em ordem são os limites, administrados pelas leis, (.) a partir do momento em que o ideal de um indivíduo ultrapassa de maneira errônea o bem estar de outro, perde-se a convicção.
O Brasil possui um histórico em repressão à população, como pode ser visto na época da Ditadura Militar, período da história do país marcante até os dias atuais, (.) assim(,) quando as pessoas conseguiram a oportunidade de se comunicar livremente, foi um momento de vitória popular.
O ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo foi de caráter terrorista, tirar a vida de pessoas não é uma forma de reinvindicação, percebe-se pela reação mundial ao ocorrido. A campanha "Je suis Charlie" foi motivo de comoção e elevou o nível da discussão sobre como as pessoas podem interpretar ideais e como esses podem influenciar atos.
De acordo com a lei e o senso comum atual, cada um tem o direito de expressar sua opinião, mas cabe ao mesmo se policiar para garantir que outros não sejam afetados. O nível de violência cresce, a situação chegou ao ponto de ameaças de morte por ofensas verbais ou apenas por um simples olhar.
Portanto, uma maneira de limitar comentários ou ações que possam prejudicar fisica ou psicologicamente é viável, em prol de um país em que a violência não chegue a um ponto tão crítico. Assim como é necessário necessária a conscientização da população, de modo com que tenham a capacidade de reconhecer (a) diferença entre ofensas e comentários de auxílio.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de gênero e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver um texto mais crítico e abrangente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |