Liberté, Egalité, Fraternité? - Banco de redações


Deve haver limites para a liberdade de expressão?

Enviada em: 03/02/2015

Status:

Corrigida
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Mais de duzentos anos após a intrigante, marcante e sangrenta revolução que mudou a história do mundo e trouxe à tona o clamor de um povo sofredor dominado por um governo pretensioso e arrogante, os olhos do mundo se voltam novamente à França, desta vez, para acompanhar o desenrolar do caso tido como um atentado terrorista fundamentalista na sede da, mundialmente conhecida, revista Charlie Hobde Hebdo, em represália a suas publicações satíricas e ridicularizadoras com relação às crenças e princípios islâmicos; o que gerou reação dos seguidores do Islã.

Entretanto, como não apenas uma típica nação ocidental e de direita, mas, como uma das precursoras dos princípios de liberdade de expressão, a França não tem renunciado a tal direito, nem demonstrado intenção de fazê-lo, ainda que o mesmo pareça ferir a liberdade de outréns.

Ao que parece, a soberania do povo francês não se dá apenas sobre seu território e costumes, como também sobre outras culturas. A nação que se orgulha de ser um ícone em se tratando da conquista de direitos inalienáveis dos seres humanos, tais como a liberdade de pensamento e a igualdade, simplesmente aceita que determinados grupos de seus cidadãos considerem-se superiores para julgar credos e crenças de demais povos e nações.

O que se verifica aqui é que a liberdade de expressão sem limite tem um custo, já que pode atingir lugares, físicos ou não, nos quais a liberdade de outro é posta à prova. Certamente tal fato não justifica reação violenta como a manifestada pelos fundamentalistas islâmicos; ações como tal apenas contribuem para que se acentue o ódio e a intolerância.

Contudo, em um mundo globalizado onde as fronteiras espaciais e culturais tendem a desaparecer progressivamente, a preservação das relações sociais é, sem dúvida, o primordial. 

O caminho para um relacionamento pacífico está na cooperação de ambas as partes e repousa, sobretudo, sobre o princípio de respeito e igualdade mútuo(,) embora não tenha sido visto isso nas bancas de jornais parisienses ultimamente... Pra onde foi a “Liberdade, Igualdade e Fraternidade” tão defendidas por Rousseau e por milhões (de) outros franceses e que deveriam agir em conjunto para a consolidação de uma nação justa e exemplar? Talvez tenha restado apenas em nossos livros de História...

Comentários do corretor


Atenção à pontuação.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente