Com o avanço tecnológico, ter informações pessoais disponíveis para qualquer pessoa tem sido comum. Fotos, vídeos, conversas, e muito das muitas vezes frustações e desabafos são expostas expostos em redes sociais pela a internet. O que fica amostra à mostra pode ser amplamente reproduzido, julgado e penalizado.
Muitas pessoas(,) através das redes(,) publicam fotos e fazem declações por impulso. O que antes ficava restrito apenas a familiares e conhecidos, agora toma escala e fica ao acesso de qualquer um, (.) pessoas maldosas podem utilizala-se se utilizar disso para afetar direta ou indiretamente o autor das publicações, que por sua vez acaba ficando sem controle da situação.
Sem perceber o perigo, o ato de postar uma foto de biquíni ou sensual que acaba sendo copiada e divulgada em sites indesejados ou usadas como piada, traz danos à pessoa em questão(,) que muitas das vezes acaba entrando em depreção depressão e até mesmo comentendo cometendo suicídio em reação ao desespero de não saber o que fazer para contornar a situação.
Sendo* Como é difícil prever qual rumo as publicações podem tomar, deve se deve-se ter mais atenção com o que (se) posta e divulga em público. Mesmo que essa seja uma forma de comunicação relativamente nova, as pessoas devem assimilar que as redes sociais ainda são a vida real, e tomar cuidado com a imagem que transparecem para o mundo.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras e expressões, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à acentuação e à pontuação.
*Evite iniciar um período usando o gerúndio.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e informativa. No entanto, há espaço para o aprofundamento da discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |