Internet, (:) desde que foi criada e popularizada(,) este meio de comunicação apresenta inovações todos os dias, uma destas são as redes sociais(,) instrumentos que nos auxiliam, mas que podem trazer certos problemas se não usados de maneira correta. Jovens(,) principalmente, acabam se tornando reféns deste mecanismo de “popularidade espontânea” por falta de limites e autocontrole, porém não podemos excluir outras faixas etárias desta prisão virtual, o vírus das mídias sociais contaminaram contaminou todas as idades.
A busca por reconhecimento na rede é constante(,) seja por meios de “likes” e “coments” ou por meio de seguidores, isso coloca a pessoa em uma rotina obsessiva na atualização diária de suas contas.
Essa rotina de atualizações é uma realidade na vida de milhares de pessoas, isso se deve tanto a à popularização dos meios quanto ao prestígio oferecido pelos mesmos. Vemo-nos então condenados a sermos usuários ao menos de uma conta nessas tais ferramentas sociais, que nos colocam em evidência perante outros internautas.
É realmente difícil nos mantermos distantes da tecnologia, afinal precisamos dela, porém é preciso estabelecer certos limites para não ficarmos “prisioneiros” de um telefone celular ou de um computador.
Tomar medidas para manter-se distante não é o foco, mas estabelecer regras para não cairmos nessa teia digital é importante. Delimitar um horário para a navegação, manter o autocontrole para não nos tornarmos reféns da tecnologia e principalmente se domar para não correr o risco de perder o contato com a realidade, substituindo-a por um mundo de “amizades” virtuais.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal (observar com que palavra o verbo concorda e, portanto, como ele deve ser flexionado), à concordância de número (singular e plural) e ao uso da crase.
O texto aborda um dos possíveis caminhos do tema proposto, e o faz de forma clara, objetiva e bem elaborada. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |